Produção de Biodiesel

Combustível alternativo, biodegradável, não-tóxico e essencialmente livre de enxofre e aromáticos, produzido a partir de óleos vegetais.
O biodiesel é produzido através de um processo químico chamado transesterificação (separação da glicerina do óleo vegetal), no qual é feita a separação da glicerina do óleo, por meio da reacção do álcool e de óleos vegetais.

Biodiesel

Processo de produção de biodiesel

Utilização do Biodiesel como componente de gasóleo

O biodiesel é uma combustível alternativo ao gasóleo e já é produzido industrialmente em grande escala em Portugal desde 2006. O biodiesel pode ser utilizado como substituto do diesel convencional e não exige alterações do motor. Dadas as suas características de inflamabilidade e biodegradabilidade, o biodiesel é uma alternativa ao diesel, mais segura e biodegradável.

O biodiesel tem vindo a ser cada vez mais encarado como uma ferramenta de redução de CO2, assumindo uma importância crescente na promoção da sustentabilidade em Portugal e no restante espaço comunitário.

Desde o dia 01 de Janeiro de 2010, todo o gasóleo rodoviário comercializado no território Nacional Português tem uma incorporação de 7% de biodiesel pelo que, ao abastecer com Gasóleo em qualquer rede de postos de abastecimento de combustíveis em Portugal, está na realidade a utilizar um gasóleo com 7% de biodiesel (B7).